quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tudo tem uma finalidade... coisa mais chata!

Ultimamente, se tem algo que está me incomodado é o fato de que tudo para a criança usar, ouvir, brincar agrega um benefício. Caaaaalma, que eu vou explicar!

Essa música ensina os números, essa outra ensina as cores, essa de cá ensina as frutas... quando se trata de brinquedos é ainda pior: Um ajuda na coordenação motora, o outra na inicialização musical, o outro na fala, o outro ensina o nome dos animais e esse outro as partes do corpo, enfim, TUDO TEM UMA FINALIDADE para ajudar você mamãe a transformar o seu filhote no Superman ou na Mulher-maravilha!

No começo, confesso que a idéia me agradava, mas hoje que a minha filha está com 2 anos e 4 meses estou achando tudo isso muito chato! Percebi que muitas vezes aquela criança pega o brinquedo joga pra cima, vira para um lado, vira para o outro, cheira, morde e só nós adultos sabemos o que realmente era pra fazer com aquele brinquedo para alcançar o objetivo proposto!

Acho que antigamente tínhamos menos brinquedos para ensinar e mais brinquedos para brincar! Tínhamos, por exemplo, a boneca MEU BÊBE, com pouco cabelo, chupeta na boca, lacinho mas que não falava, não andava, não fazia cocô e nem avisava a hora que estava com fome como as bonecas de hoje fazem MAS justamente por não fazer nada, tínhamos que usar a nossa imaginação e pensar em algumas coisas para fazermos com aquele bebezão.

O mais interessante é que apesar da boneca não falar, não andar e não avisar o que tínhamos que fazer, ela alcançava o mesmo objetivo das bonecas falantes e espertas de hoje. Trocávamos fralda, dávamos comidinha na boca, trocávamos a roupinha, botávamos pra dormir e até ensinávamos a andar arrastando os pezinhos no chão.

Bom, Isadora tem alguns desses brinquedos super bacanas e modernos mas tenho percebido como ela perde o interesse rápido por eles... gosta mais das panelinhas, dos tijolinhos de madeira, dos brinquedos de montar e desmontar e isso me fez pensar; me fez querer retornar as origens e ensinar ela a brincar de roda cantando "ATIREI O PAU NO GATO". O resultado tem sido maravilhoso: ao final da música ela grita MIAUUUUU e se joga no chão morrendo de ri... se diverte muito e até já sabe cantar algumas cantigas de roda que estou ensinando!

Para finalizar, quero compartilhar com vocês o meu ponto de vista sobre o que eu chamo de "excesso de ensinamentos". Acredito piamente que cada criança tem o seu tempo para aprender cada passo da vida, cada um evolui ao seu tempo e nos pais devemos respeitar isso. É nossa obrigação incentivar o desenvolvido dos nossos filhos mas de nada adianta dar um brinquedo que ensina os bichos, se nós pais não ensinarmos a eles como utilizar aquele brinquedo. Minha filha com 2 anos sabe andar, sabe falar, sabe cantar mas não sabe ler, escrever e nem andar de bicicleta, isso porque ainda não chegou a hora, quando chegar ela vai aprender, algumas coisas mais rápido e outras lentamente e isso eu garanto que ela vai apreender com o básico: uma boa escola e uma boa bicicleta!

Vou deixar de presente pra vocês o vídeo de uma música antigaaaa que amooo, um verdadeiro flashback da infância. Ela passa uma mensagem que ensina algo muito mais importante que os números... vamos curtir e refletir!


13 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Karine, está lindo e muito bem escrito. Concordo com tudo o que você disse, minha filha tem um monte de brinquedos mas os que ela mais gosta mesmo são as panelinhas e os meus potinhos da cozinha rsrs..Beijos e muito sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Karina, hj em dia há muitas coisas que facilitam a vida da criança e nossa tbm, e isso nos acomoda, pois as vezes nem precisamos 'pensar', hehe
    acredito que a melhor pedagogia de ensino é aquela, onde a criança, é estimulada a pensar, montar, decifrar código, etc..
    é incrível como hj a criança já nasce como um estímulo a tecnologia!
    bjs adorei seu post!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, vc falou sobre o que ando pensando faz um certo tempo. No final do ano, gastamos um monte com briquedos que "fazem" mil coisas. E os meninos ganharam alguns outros dos tios, tias e padrinhos.
    Mas a verdade é que os brinquedos preferidos deles são umas espadas de plástico que comprei numa daquelas lojas de 1,99. Gente, é demais... eles brincam o dia tooodo com essas espadas. Inventam histórias, fazem de conta que são piratas, juntam as espatas e gritam "um por todos e todos por ummmm!!!".
    Enfim, percebi que eles preferem criar as próprias brincadeiras e explorar o mundo do jeitinho deles.
    O meu filho me chama para ir à lua, acreditam?
    Ele diz assim: "Vem, mamãe, vamos declolar!!!"
    Nessa hora, largo tudo que estou fazendo, pode ser a coisa mais importante do mundo, mas vou DECOLAR com eles...
    "10,9,8,7... rumo à luuaaaa!" (KKKKK)
    Pode me chamar de lunática... eu estou adorando essa fase.
    P.S.: Nem preciso dizer que esse post está lindo, né?
    Bjo no coração, Sylvia, Lala e Lelo

    ResponderExcluir
  4. Ka parabéns pelo post de hoje, ele realmente me colocou pra pensar nas tecnologias que não existiam em nosso tempo de infancia, e nos brinquedos que temos hoje em casa a disposição de nossos pequeninos.

    Vou ser sincera Valentina tem 1 ano e 11 meses e posso dizer que ela brinca e muito com bonecas simples que não fazem nada, que não possuem nenhum botão pra apertar; Ela coloca elas pra dormir, tira roupa passar a esponja de banho, dá mamadeira e chupeta. Posso dizer também que minha pequena não é fã das bonecas de emitem sons, ela não gosta e logo descarta deixa de lado.

    Em casa cantamos muito, comprei o DVD da Galinha Pintadinha 2 e confesso que adorei, ele é super bem formulado, com cantigas de roda que vai do Atirei o Pau no Gato até Alecrin Dourado, são 14 cantigas de rodas lindas e ela adora pede pra ver direto e canta e dança junto.

    Fica ai a dica de DVD com cantigas de roda.

    Em relação a brinquedos com muita tecnologia não sou muito fã e nem perco meu tempo comprando, porque sei que ela logo vai descartar ou quebrar e vou ficar frustada com a situação; Prefiro coisas do dia a dia como mencionou, blocos de montar, casinha de boneca com bolinhas, artigos de pintura (papel e giz de cera/lapis/canetinha) ela adora isso e brinca feliz, eu e papai agradecemos a econimia e a poupança dela também...

    Esqueci de mencionar quando vamos pra BH, no sitio do vovô tem muitos bichos e ela interage com todos e sabe fazer o som de cada um deles...isso é formidavél!

    Parabéns Karine continue assim com post que nos remetam a que realemente importa para nossos bb´s nesse momento tão lindo de desconbertas.

    Bjo grande Adri.

    ResponderExcluir
  5. Meninasss, vcs estão fazendo uma blogueira caloura felizzzz... que bommmm que vcs gostaram do post!!!kkkkk
    Mas é impressionante mesmo como os brinquedinhos baratinhos fazem sucesso né?! Acho isso um bom sinal... sinal de que os nossos filhos não precisam de muito para serem felizes e também de que eles preferem exercitar a imaginação a aceitar as coisas prontas!!!
    Aproveite mesmoooo Sylvinha, esta fase é maravilhosa e sentiremos falta em um futuro muito breve, não tem nada de lunática nisso!! Bjãooo em todas

    ResponderExcluir
  6. Aaaaahhhh, odeio bonecas falantes!!!
    GG também tem alguns brinquedos que só servem pra me tirar do sério viu...
    Mas eu faço um rodízio por aqui, não deixo tudo a disposição, senao acaba virando lugar-comum e ela acaba perdendo o interesse por todos. É um tal de joga pra lá e chuta pra cá.
    Confesso que tem alguns que eu nem tiro da prateleira, que acabam por servir só pra enfeitar.
    GG gosta muito mesmo é de correr pelo patio, pintar com tinta, brincar com sua vassoura e rodinho, com sua "cozinha" e com seus nenens (que não falam, não fazem xixi, nem nada...)
    E sigo gostando...
    A gente acha que eles precisam de tanto né?
    Fuein, fuein, fuein.
    Bjoooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Aii nunca tinha vindo aqui no seu blog, mais achei uma doçura, muiito linndo, como o proprio nome já diz uma ternura...rs
    Adorei o post, realmente algo a se pensar, minha bb tem esses brinquedos modernos de hj e como vc falou é fato q ela se interessa mais pelos brinquedos mais simples, ela tem um peixinho q da corda, q ela amaaaaaaa...e acredito q até ensinam mais, pois esses modenos já vem tudo prontinhoo só é apertar um botão...rs
    Adoreii o post me fez refletir e vou continuar visitando...
    Bjossss :)

    Suzy do perfil ( minha princesa)

    ResponderExcluir
  8. Nossa Ka!! Amei o post... Isa tem um monte de brinquedo, mas no final o q ela mais gosta mesmo eh de um carrinho de areia que ganhou de lembrancinha de um aniversario q fomos e um negocio q faz bolinhas de sabao.
    E eu ameiiiiiiiiiii a musica! Adoro Balao Magico!
    Boa pra rrfletir mesmo! O bom eh ter amigos queridos!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ka, vc sabe que eu e Sofia amamos vc e a Isa né?
    Parabéns pelo blog!!!
    Já chegou arrasando!!!
    Beijocas pra vcs duas...
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Ana, vc e a Sofia também moram nos nossos corações... estou muito feliz em ver vc aqui!!!!
    Polly, Obrigada pela participação aqui no blog... volte sempre, sempre, sempre!! Bjãooooo

    ResponderExcluir
  12. Que post maravilhoso, tem toda a razão. Fechou com chave de ouro..ai que saudades do Balão Mágico!!! Parabéns pelo blog, super interessante, bem escrito, adorei! Parabéns pela filhota, é linda! Estou te seguindo, passarei sempre por aqui. Bjks, Rejane
    www.vestidoderodar.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Ka!!!
    Adorei o post...Eu penso a mesma coisa e na verdade eu tbm não sou fã desses brinquedos não se eu te falar que a Juju tem um ou dois e ela nem presta atenção neles...Sempre dou preferência nos quais ela tenha que usar a imaginação como montar, a cozinhar, cuidar as bonecas que não falam rsrs bem como vc disse na verdade hoje em dia os nossos jovens já tem uma grande dificuldade quando tem que ser criativos e desistem muito rápido das coisas se a atividade demanda atenção e persistência eles nem querem saber...
    Será que esse excesso de informações e tecnologia não está transformando nossos filhos em preguiçosos ou é nós que não os temos cobrado o bastante...

    É ser mãe no século 21 é uma tarefa muito difícil...

    Bjokasss

    ResponderExcluir